Loja Virtual

Fale pelo whatsapp

Material rodante

O material rodande representa um alto valor na sua máquina

É um investimento caro que representa pelo menos 20% do valor total da máquina pesada. Investir em conjunto rodante de qualidade é fundamental para garantir que seu equipamento não fique parado e você perca dinheiro.

TIPOS DE MATERIAL RODANTE

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-f0fc53bba7d62d3fbcdd3e975f05bf10' }}

O sistema rodante é dividido entre dois modelos, sendo eles o (1) Oval e o (2) Aro Motriz Elevado (para máquinas maiores), que por sua vez são divididos em diferentes categorias, cada uma atendendo uma necessidade diferente.

(1) Material Rodante em paralelo: é dividido entre Standard (STD) ou Longo, sendo identificados pela quantidade de roletes presentes em cada uma (o Longo possui usa uma maior quantidade de roletes).

O Rodante STD é aplicado quando:

  • A máquina precisa ser reposicionada (movimentar-se) constantemente.
  • O espaço o qual o equipamento trabalha é limitado.
  • A máquina trabalha em ambientes desregulares ou rochosos.

O Rodante Longo é aplicado quando:

  • A máquina precisa de uma maior estabilidade para prestar seu serviço.
  • O equipamento necessita de um maior alcance para efetuar seu trabalho.

(2) Material Rodante com Aro Motriz Elevado: tem característica por elevar sua direção final e eliminar o estresse induzido pelo quadro de roletes e os impactos resultantes do solo. O material Rodante Elevado é subdivido em 4 categorias, sendo elas Standard (STD), Baixa Pressão do Solo (LGP), Comprimento Estendido (XL) e Largura Estendida (XW). Suas características são:

  • Standard (STD): tem os roletes com flange, o que faz com que sua direção final sofra um menor desgaste.
  • Baixa Pressão do Solo (LGP): usa uma maior quantidade de roletes (com flange) e têm sapatas mais largas - Aplicadas em solos arenosos.
  • Comprimento Estendido (XL): usa roletes com flange, e um quadro de roletes mais longo - Aplicadas em solos arenosos.
  • Largura Estendida (XW): usa roletes com flange e tem seu quadro de roletes mais largo para garantir uma maior estabilidade.

OBS: As quatro variações para o Rodante Elevado também podem ser aplicadas em Rodantes em paralelo. O Rodante Elevado fornece uma maior vida útil na direção final e direção/embreagem, enquanto o Paralelo (comum) é mais barato e também tem um menor centro de gravidade.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-5106c92169ad530907c03967c453d064' }}

Material Rodante em Paralelo

(1) Roletes Superior: dão suporte para o peso da esteira e mantém a corrente da esteira em alinhamento com o aro motriz e a roda guia.

(2) Mola de Recuo: absorve o choque resultante da roda guia. Seu sistema inclui um cilindro para ajustar a tensão da esteira.

(3) Roda Guia: tem a função de guiar a corrente da esteira pela parte dianteira do quadro de roletes.

(4) Roletes Inferior: dão suporte/sustentam o peso do equipamento.

(5) Guia de trilha: mantém o alinhamento entre os roletes, roda guia, pinhão e aro motriz.

(6) Aro motriz: transmite movimento e torque que vem da direção final para as buchas da esteira.

(7) Direção final: fornece a redução de embreagem e torque necessário para dar movimento para o aro motriz.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-3270ee922bd730d36bb633c9fa98283c' }}

Material Rodante com aro motriz Elevado

(1) O aro motriz transfere a carga de movimento que vem da direção final para as buchas. As buchas da esteira são "pegas" pelos dentes do aro motriz e movem o grupo da esteira no qual a máquina viaja.

(2) Os roletes inferior suportam o peso do equipamento e o distribui ao longo da esteira.

(3) O rolete superior suporta o peso da esteira entre a roda guia e o aro motriz. Também tem a função de dar alinhamento para a esteira.

(4) A roda guia dianteira e traseira têm função de guiar a esteira durante sua movimentação. Ela fornece controle para folgas e tensão, enquanto mantém o alinhamento vertical e lateral. Um rodante com aro motriz elevado tem a roda guia dianteira e traseira em seus dois lados da máquina.

(5) Toda corrente para montagem da esteira é composta links, pinos e buchas.

COMPONENTES DO MATERIAL RODANTE

Correntes, elos, pinos, buchas, roletes, sapatas, roda guia, aro motriz. Esses são os componentes que juntos formam o material rodante de sua máquina pesada. Cada peça tem diferentes variações que exercem funções distintas em sua aplicação. Para você escolher a opção correta e não ter prejuízo na sua operação, entenda as diferenças desses componentes para que na próxima compra não levar gato por lebre.

ESTEIRAS

O conjunto de correntes, pinos, buchas, elos e sapatas formam as esteiras do material rodante. O tamanho da sua máquina pesada determina qual é o tipo de arranjo de esteiras e seu sistema diferencial de direção.

  • Arranjo de esteiras STANDARD: tem um excelente controle e resposta com a direção, entregando produtividade e versatilidade na sua aplicação. Ideal para nivelamento de solo e escavações. Suas sapatas são estreitas.
  • Arranjo de esteiras XR: tem um quadro de roletes mais longo (em máquinas Caterpillar modelo D6H têm 7 e em D7H têm 8), que o modelo STANDARD. Esse tamanho adicional fornece a máquina uma menor pressão do solo (pois seu peso é mais distribuído), tendo também uma maior estabilidade. A esteira é composta por sapatas para aplicações em scrapers, discos e arados. Essa opção é ideal para limpeza de solos, nivelação e escavações.
  • Arranjo de esteiras XL: tem um quadro de roletes mais longos (7 roletes), com a maioria localizado na sua parte dianteira. Esse desenho fornece uma menor pressão no solo para a máquina (em comparação com o modelo STANDARD). O arranjo XL usa um rolete superior para dar suporte a sua esteira estendida. Usa sapatas de médio tamanho, para aplicações em solos mais úmidos.
  • Arranjo de esteiras LGP: com sapatas e bitola mais largas e o quadro de roletes mais longo, esse arranjo fornece a sua máquina pesada um centro de gravidade mais neutro, o que dá a ela maior estabilidade e menor pressão no solo. Usado em escavações gerais.
  • Arranjo de esteiras TSK: esse tipo de arranjo sempre utiliza 7 roletes em sua composição. O aro motriz é mais centralizado no quadro de roletes, o que fornece uma excelente capacidade na remoção de detritos. Esse modelo é para aplicações de limpeza de terrenos com alta quantidade de dejetos no solo, como em fazendas e em obras de demolição.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

BUCHAS

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-906f68b79ef53b2b11f7baaaade0a4b8' }}

As buchas têm como função segurar os links (elos) da corrente e servem como um ponto de articulação para os elos adjacentes. O aro motriz empurra as buchas para rotacionar a esteira. Cada conjunto de esteiras tem uma bucha Mestre, que é usada para separar e conectar o conjunto.

PINOS

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-b158f219fb7c6647aedd33b0e23f5ead' }}

Os pinos seguram os elos individuais da corrente e atuam como articulação junto com as buchas, nas sessões de junção. Eles fornecem um "reservatório" para lubrificantes nas esteiras lubrificadas. O pino com um "prato" em uma extremidade é chamado de Pino Mestre, e deve ser removido para conseguir desmontar a corrente.

LINKS OU ELOS

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-83dbafd01b4e7dc4f35edcaf8ad4044f' }}

Os links (elos) fornecem tanto um "trilho" para os roletes seguirem quanto servem como suporte de encaixe para as sapatas da esteira. Um link (elo) mestre é usado para separar e conectar a esteira, e o modelo de link é baseado no tipo de esteira que a máquina utiliza.

VEDAÇÕES

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-c34b0d26f55bae80a4d50cf845f4ad4e' }}

Os anéis da esteira tem a função de manter o lubrificante/óleo nas articulações e proteger contra a entrada de materiais abrasivos nos pinos e buchas.

SAPATAS

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-8d491d2317fcac24c54c21b5e859e883' }}

Sapata simples (singular): para todos tipos de trabalhos, recomendada para aplicações gerais.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-e2118fb7b51929a07767c1952d131b43' }}

Sapata dupla: consiste em sapatas com duas "garras" ao invés de apenas uma. Esse modelo é recomendado para aplicações que requerem uma menor penetração e tração, que demandam maior capacidade de movimentação.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-9d7fb9383c9eca0bf73ae2a8fc41b9fd' }}

Sapatas para serviço pesado: são sapatas simples porém elas têm uma maior quantidade de material de desgaste. É recomendada para aplicações que enfrentam uma maior quantidade de detritos no serviço.

RODA GUIA

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-661c0ae30d44cfe68905bd208ebcc3e4' }}

As Rodas guia controlam a pressão e tensão e mantém o alinhamento vertical e lateral das esteiras. Ela é composta por:

  • Anéis retentores: preso no eixo e segura o final do colar na carcaça da roda guia.
  • Carcaça: superfície a qual os links da corrente se movimenta.
  • Haste: dá suporte a carcaça da roda guia e faz com que ela consiga se movimentar livremente no eixo.
  • Retentor DuoCone: localizada nos dois finais (lados) para selar o óleo lubrificante dentro da carcaça da roda guia.
  • Colar final: mantém os componentes dentro da carcaça da roda guia.
  • Eixo de rolamento: superfície de proteção contra desgaste entre a carcaça e a haste (eixo).

Existem duas principais variações de roda guia, e a quantidade usada na sua máquina depende do modelo de material rodante o qual ela utiliza.

  • Paralelo: tem uma roda guia na parte dianteira de cada lado da esteira.
  • Aro motriz elevado: usa duas rodas guia em cada lado da esteira, sendo uma na parte dianteira e uma na parte traseira.
{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-e09f293b402046622121e67d60d2f8d4' }}

(1) Roda guia convencional: dá suporte a esteira por duas bandas, contactando os elos nos trilhos da esteira.

(2) Roda guia com banda central: dá suporte para esteira pelas rotações das buchas com sua larga banda central.

ARO MOTRIZ

O aro/roda motriz tem função de transferir a carga de movimento da direção final para as buchas do material rodante. As buchas da esteira são "pegas" pelos dentes do aro motriz e movem o grupo da esteira que a máquina viaja. Existe dois tipos de montagem de aro motriz, sendo eles o segmentado (em partes) e o completo. Ambos modelos foram projetados para que sua utilização em relação as buchas seja a mesma, mas existem alguns benefícios em adquirir o modelo segmentado:

  • Menor tempo em manutenções.
  • Não precisa remover o grupo da esteira para trocar o aro motriz.
  • O aro motriz segmentado tem transporte mais fácil.
  • Não tem risco de desalinhamento.
  • Reversível - trocando os segmentos para o lado oposto da máquina pode aumentar sua vida útil.

A opção de aro motriz segmentado está disponível para maioria das máquinas pesadas que utilizam material rodante, ficando de fora apenas - quando se tratado de Caterpillar - os modelos D4E ou 941.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-940c605e6dba6af9061bc9eae4c5ecb4' }}

Roda/aro motriz

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-e8b34216bb9af412be657af23b244f6f' }}

Roda/aro motriz segmentado completo

ROLETES

Usado em quantidades razoáveis em cada lado da esteira, os roletes são subdivididos em rolete superior, rolete inferior, roletes de flange simples e rolete de flange dupla. O sistema de roletes têm diversos componentes na sua montagem, em todas suas variações.

  • Plug: mantém a lubrificação dentro do rolete.
  • Haste: dá suporte a carcaça do rolete e permite que ele se movimente livremente em seu eixo. O centro da haste contém um reservatório de óleo, que é usado para lubrificar as superfícies do rolamento.
  • Carcaça: é a superfície do rolete que está em contato dentro dos links (elos) da corrente ou esteira (sapatas).
  • Bronzina: material de desgaste (para proteger) entre a haste do rolete e sua carcaça.
  • Bucha: dá suporte ao rolamento até o colar final.
  • Retentor DuoCone: localizado no final dos dois lados da haste, mantém a lubrificação do rolete.
  • Colar final: retém o DuoCone e fornece os meios para anexar o rolete na máquina.
{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-0d2fdcb06bc8addf1ae47cb3f773b436' }}

Flange Simples: borda forjada na lateral da carcaça, fornece suporte e evita que a corrente de sair do trilho.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-ff32d38809596919a9d2d2ff8484334d' }}

Flange Dupla: duas bordas forjadas nas laterais da carcaça que fornecem suporte e evitam que a corrente saia do trilho. O rolete duplo maximiza a orientação do movimento da máquina.

{{ brizy_dc_image_alt uid='wp-66a095363d04bf874f3b37a541a0dc0c' }}

O rolete superior tem a função de dar suporte ao peso da esteira entre a roda guia dianteira e o aro motriz. O material rodante tem utiliza dois roletes superiores e o material rodante com aro motriz elevado usualmente usa apenas um. Seus componentes são similares que os roletes inferiores, sendo eles:

  • Anel retentor: conecta o colar final e a carcaça do rolete.
  • Colar final: segura o retentor DuoCone e fornece os meios para anexar o rolete a máquina.
  • Retentor DuoCone: localizado no final dos dois lados da haste, mantém a lubrificação do rolete.
  • Rolamento de copo e cone: dão suporte a carcaça e fornecem a câmara do rolete a habilidade de se movimentar livremente no eixo.
  • Haste: dá suporte a carcaça do rolete e permite que ele se movimente livremente em seu eixo. O centro da haste contém um reservatório de óleo, que é usado para lubrificar as superfícies do rolamento.Carcaça: é a superfície do rolete que está em contato dentro dos links (elos) da corrente ou esteira (sapatas).
  • Plug/O-ring: sela e lubrifica o interior do rolete superior.
  • Prato retentor: montado no eixo, segura o rolamento dentro da carcaça do rolete.
  • Capa do rolete: preso (por parafusos) na carcaça e fornece selamento para a câmara do rolete.

Precisa de Material Rodante? Fale com um de nossos vendedores pelo telefone 0800-7213811, Whatsapp ou mande sua cotação por e-mail que entraremos em contato com você. Peça que a gente tem!